segunda-feira, 27 de outubro de 2014

TENDO SAÚDE O RESTO A GENTE DÁ UM JEITO


Hélio Costa

Então pessoal, ultimamente tenho pensado muito na  questão  de saúde. Ou melhor, na preservação da saúde. Não sei se é pela minha idade ( que já está um pouquinho avançada) ou é pela constatação (óbvia) de que qualquer doença causa muito sofrimento. 

Bem ... a verdade é que quando era mais jovem eu não pensava assim. Sempre achei que era "super" e que qualquer tipo de doença jamais me atingiria. Sem contar os abusos... Não é que eu esteja doente agora...graças a Deus não estou. Mas algumas coisinhas estão aparecendo: um "diabetezinho" aqui, uma "hipertensãozinha" acolá, outra dorzinha chata aparecendo de vez em quando... daí,- claro né!? - as preocupações vão surgindo. Mas ficar preocupado e não agir não vai resolver nada! Né mesmo?  

 Então vamos nós para as pesquisas: livros, artigos, internet e tudo o mais a que se tem direito. Antes de prosseguir é bom eu dizer que não simpatizo muito com médicos, hospitais, remédios, injeções... Sou adepto da cura pela natureza. Por mais que demore um pouco se alcançar o resultado, considero uma forma mais light e menos agressiva. Bem... para encurtar um pouco a conversa vamos para alguns resultados das pesquisas:  

Se não quiser adoecer – “Fale de seus sentimentos” 
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio excelente terapia. 

Se não quiser adoecer – “Tome decisões”

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele. 

Se não quiser adoecer – “Busque soluções”

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença. 

Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso… uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor. 

Se não quiser adoecer – “Aceite-se”

A rejeição de si próprio, a ausência de autoestima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia. 

Se não quiser adoecer – “Confie”

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus. 

Se não quiser adoecer – “Não viva sempre triste”

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor”. Alegria é saúde e terapia. 

Orientações do Dr. Dráuzio Varella 

Atenção: Na próxima postagem estaremos "falando" sobre COMIDA VIVA.

Até...

Nenhum comentário: