domingo, 21 de fevereiro de 2010

Desigualdade social um tema preocupante

Hélio Costa

A injusta distribuição de rendas em nosso país tem gerado uma situação caótica e preocupante. Apesar de ser um tema amplamente debatido e colocado em evidência pela mídia, quase nada tem sido feito de forma efetiva a respeito do assunto, e o problema parece não ter solução. A grande maioria dos políticos, infelizmente, passa a impressão de que apenas se aproveita do fato, para elaborar discursos arrebatadores apontando possíveis soluções que nunca passam de meras teorias.

Sabe-se que apenas uma pequena minoria da sociedade brasileira detém a maior parte da riqueza do país, enquanto a imensa maioria de nossa gente vive abaixo da linha de pobreza. O resultado disso é o que se vê nos grandes centros urbanos: crescimento exagerado e incontrolável das favelas; a marginalidade aumentando de forma assustadora; drogas; prostituição; crimes, e todo um cortejo de agentes destruidores que geram um clima de insegurança e desespero.

Está mais do que na hora do pessoal que governa este país entender que o clamor de uma população insegura, assustada, acuada, sem perspectiva de dias melhores e que não agüenta mais, dispensa discussões acadêmicas ou ideológicas e implora por mudanças profundas e urgentes.

Nenhum comentário: