sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FATOS REAIS

Tendo por objetivo contribuir com o povo paranaense, principalmente com aqueles que dispõem de pouco tempo para fazer um trabalho de pesquisa mais aprofundado, trazemos aqui alguns fatos (comprovados) relacionados a atuação dos nossos  dois principais candidatos ao governo do Estado. Lembrando que o objetivo desta pesquisa é  oferecer ao eleitor uma ferramenta simples que proporciona a ele (eleitor), meios de  estabelecer um comparativo que lhe possibilite votar de uma forma mais consciente e responsável, baseado em fatos e não em boatos ou discursos "falaciosos". Nesta primeira postagem estamos focalizando alguns aspectos do governo Roberto Requião.

ROBERTO REQUIÃO 

Em 2002, Requião foi eleito (novamente) governador do Paraná. O segundo mandato de Requião foi marcado pelas políticas sociais e pela recuperação do Estado, que passou a ser um elemento importante na retomada do desenvolvimento paranaense. O programa Leite das Crianças garantiu um litro de leite por dia para cada criança de baixa renda.

A Copel foi transformada de uma empresa à beira da falência numa empresa eficiente e com recursos em caixa para investimentos. O saneamento da empresa permitiu a implantação do programa Luz Fraterna, que isenta de tarifa os consumidores de baixa renda.

A Sanepar voltou ao controle público e tornou-se referência nacional em oferta de água e tratamento de esgoto, com uma tarifa social que beneficia mais de 1,4 milhão de paranaenses de baixa renda. O Porto de Paranaguá foi recuperado e tornou-se eficiente e lucrativo.

Os avanços na educação incluem a publicação e distribuição gratuita de livros didáticos; a criação do Portal da Educação, onde professores dividem experiências e ampliam seus conhecimentos; a compra de 40 mil computadores para as escolas; a ligação de toda a rede escolar com fibra ótica; a implantação de um plano de cargos e salários para os professores e grandes investimentos no ensino universitário público estadual.

Na área da Saúde, 24 hospitais foram reformados ou tiveram sua construção iniciada, assim como a de 126 Centros da Saúde da Mulher e da Criança, com o objetivo de derrubar os índices de mortalidade. A segurança pública ganhou um novo conceito, com a polícia comunitária atuando junto aos cidadãos.

A administração pública estadual recuperou mais de 5 mil quilômetros de estradas, sem cobrança de pedágio. A democratização do acesso à informática foi possibilitada com a opção pelos softwares livres, o que permitiu uma economia de R$ 147 milhões.

A política de incentivo às pequenas empresas deu resultados, beneficiando 172 mil com isenção total ou parcial do ICMS. Isso possibilitou a geração de 365.623 empregos formais até novembro de 2006, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho – nos oito anos do governante anterior foram criados 38 mil empregos formais.

Os pequenos agricultores passaram a ter acesso a financiamentos, graças ao Fundo de Aval, que garante os empréstimos bancários. Essa iniciativa beneficiou 320 mil pequenas propriedades agrícolas.

Pesquisa Hélio Costa

Nenhum comentário: