quarta-feira, 24 de setembro de 2014

IGREJAS OU CURRAIS ELEITORAIS



Hélio Costa
Eu nem sei se poderia chamar isto aqui de crônica. Acho que poderia dizer que isto é mais um desabafo onde eu pretendo deixar escorrer toda minha indignação, amargura e decepção, diante de uma situação lastimável que eu considero vergonhosa, e por que não dizer revoltante também.

Neste exato momento estão passando pela minha mente, imagens muito nítidas de uma cena, que retrata uma situação mais ou menos semelhante a esta que me revolta. Essa cena é muito antiga.  Aconteceu há mais de 2000 anos.

Nessas imagens vejo o semblante de um jovem extremamente revoltado. Ele tem um chicote na mão, e está ameaçando uma raça de hipócritas, safados e mentirosos.  Essa raça maligna estava transformando um templo, em uma casa de negócios. O moço que visualizo em minha mente, está tomado de uma ira santa. Ele não consegue se controlar ao ver tamanho descaso.  A visão da profanação de um local consagrado e reservado única e exclusivamente para cultuar ao Deus Criador, transformado em um centro de comércio, extrapolou os limites de sua santa paciência e ele imediatamente EXPULSOU dali, aquela corja de mercenários. 

A visão das imagens dessa cena conduziu-me a uma meditação sobre esse acontecimento do passado, e eu passei a imaginar e comparar a situação daquele dia, com os dias de hoje... Em minha mente, comecei a ver nitidamente de novo - a imagem daquele mesmo rapaz... Imaginei-o agora, olhando por uma janela do céu, e contemplando a situação em que se encontram a maioria dos templos dos dias atuais...  Imaginei, então, qual seria a reação daquele moço diante de uma comparação entre as "igrejas" de hoje, com aquele templo do passado...

 Tentei enxergar algum chicote em sua mão, mas nada vi. No lugar do chicote contemplei apenas sua mão ferida enxugando as lágrimas que rolavam de seus olhos profundos. Elas deslizavam em sua face entristecida... Mais de dois mil anos e nada mudou... Melhor: mudou sim.  Mudou para pior. Agora são larápios engravatados de bíblia na mão e olhar altivo, que além do comércio infernal, transformaram as igrejas (apriscos (?)) em currais eleitorais. Os púlpitos foram transformados em palanques políticos, e as ovelhas transformadas em massa de manobra, que em vez de serem conduzidas para o céu, são direcionadas para as urnas eleitorais, com a exigência de que votem no candidato do comandante. Pobres e indefesas ovelhas, que depois de tosquiadas, são sacrificadas no altar do luxo e da ganância! Pobre dos infelizes mercadores satânicos!!! Que Deus tenha misericórdia de vocês!

Meus caros, ainda dá tempo para mudar as coisas.

Nenhum comentário: