sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PRÍNCÍPIOS DA SAÚDE SEGUNDO A UNIBIÓTICA,


A Unibiótica – criada pelo gênio médico coreano Dr. Jong Suk Yum, apresenta, verdadeiramente, um novo enfoque de vida e saúde, a partir do qual, não existem doenças, sendo elas consideradas, simplesmente, sinais ou sintomas.

A unibiótica é uma ciência racional da saúde. Essa ciência é útil e, principalmente, necessária para todos os que desejam ter saúde durante a vida inteira. A unibiótica difere, fundamentalmente, da Medicina Convencional em vários pontos chaves. É um método sintético, sistêmico, profundo, que trata o corpo humano de forma que ele, por si mesmo, evite doenças.
A unibiótica especifica a PELE, a NUTRIÇÃO, os MEMBROS e a MENTE, como os 4 elementos primários que integram o ser humano. Na unibiótica não se usam os termos “combater, ou tratar a doença”, mas apenas, “recuperar a saúde”
Os 4 princípios da saúde segundo a Unibiótica
São chaves da saúde e longevidade: a pele, a nutrição, os membros e a mente.

1 – Pele:
Há uma relação íntima entre pele e a saúde. A pele é a porta, através da qual o corpo recebe a influencia saudável da natureza.
A pele tem múltiplas funções. Como os pulmões ela respira através de minúsculos poros distribuídos em grande quantidade por toda a superfície do corpo. Certamente, o homem não respira só com os pulmões. A pele como o fígado é um órgão excretor, elimina do sangue substancias não necessárias ao corpo. Na concepção da Unibiótica a pele é mais importante do que o próprio coração. A pele estende-se desde a superfície mais externa até o revestimento interno de vários órgãos do interior do
corpo.

Na verdade, a pele é uma substância intermediaria de troca entre o corpo e o meio. Sem a pele nenhum processo vital é possível. Não estrague a pele protegendo-a demasiadamente; trabalhe-a e tenha-a em boa forma.
Duchas alternadas e banhos de ar são grandes artifícios para manter e fortalecer a saúde da pele. Você encontrará outras informações neste blog falando detalhadamente sobre as duchas alternadas e os banhos de ar, bem como seus benefícios para a saúde.


2 – Nutrição:
O que a teoria da Unibiótica entende por nutrição são as quatro substancias elementares que constroem, bem como sustentam, o ser humano. São elas: o alimento, a água, a luz e o ar. A regra fundamental da nutrição para a Unibiótica é que o alimento que ingerimos deve ser fresco e apropriado.

Alimento: devemos esclarecer bem que os elementos nutritivos, contidos nos alimentos, são destruídos, facilmente, quando cozidos. A comida, quando cozida demais, perde a metade ou mais da metade de suas propriedades essenciais.

Qual deve ser a base da nova nutrição para uma pessoa sadia com base nos princípios da Unibiótica?
Sugestão do Dr. Jong Suk Yum, criador da unibiótica: 50% de cereais integrais e 50% de pratos complementares. Nos cereais integrais, dar preferência ao trigo ( pão integral, sopas e outros derivados ) e ao arroz integral. Quanto aos pratos complementares, compor a refeição da seguinte forma: 50% de verduras cruas ( equivale a 25% sobre o total ), 30% de carne ( equivale a 15% do total ), 10% de frutos ( equivale a 5% do total ) e 10% de outros alimentos ( 5% do total ), dando preferência aos frutos do mar.

Para pessoas que se encontram enfermas ou cansadas:
60 a 70% de verduras cruas ( mais de 5 tipos diferentes ), 30 a 40% de alimentos cozidos. Esses correspondem a quaisquer grãos ( pão, arroz, milho, feijão, etc ); raízes ( batata, mandioca, etc ); verduras cozidas ( sopa de legumes, etc ), etc. Um detalhe importante é aqui não se inclui a proteína animal como a carne, o frango e o peixe, etc.

A unibiótica tende a ir reeducando a alimentação de forma a abolir o consumo de carnes mesmo para pessoas sadias. Mas em nossa cultura é muito difícil eliminar a carne totalmente do cardápio. Mas gradualmente diminuindo-se a quantidade ingerida, pode-se conseguir elimina-la de vez do consumo diário.

A teoria da unibiótica recomenda muito que o café da manhã seja abolido e que se façam apenas, duas refeições por dia – ao meio dia e a noite. No período da manhã, o organismo não absorve alimentos, mas elimina-os. É pela manhã que os intestinos trabalham melhor. Essa é a hora em que o corpo se purifica.

Comer vegetais frescos e crus é o mais importante. O consumo de alimentos crus, em especial, vegetais, equivale a uma cura quase milagrosa do organismo.
Observação: estamos esclarecendo e expondo as teorias da unibiótica. Não nos compete julgar, nem tão pouco comparar com outras ciências. A unibiótica foi elaborada através de anos de pesquisa e estudo, e através dela muitas pessoas alcançaram verdadeiras transformações em suas vidas, Estamos aqui para divulgar os seus benefícios. Pratique e depois critique.

Água: onde não há água, não há vida. A água hidrata e ajuda no processo de desintoxicação do organismo. A unibiótica incentiva as pessoas a criarem o hábito de beber água fresca, tomando pequenos goles a cada meia hora. Após os exercícios, e 30 minutos antes ou depois das refeições, deve-se beber um ou dois copos de água. A quantidade diária ideal é de dois a três litros ao dia. É melhor beber água em doses pequenas e aos poucos. Pode-se tomá-la a qualquer hora.


3 – Membros:
Os membros são órgãos de locomoção que auxiliam o trabalho e a movimentação do homem. Os membros inferiores, pernas e pés, são a base de sustentação e os pilares do ser humano. R. Haybow mostrou que, no pé, há uma ocorrência significativa de doenças graves, constatando assim relação entre o pé e a saúde. Por exemplo: a inchação do tornozelo e do pé acontece, frequentemente, devido a doenças cardíacas, infecções renais, anemias, etc. A teoria da unibiótica sugere o exercícios do vaso capilar e o reajustamento do pé para a conservação saudável dos membros.
Os exercícios para os pés, bem como o exercícios do vaso capilar, podem ser encontrados em outros artigos mais detalhados neste blog.

4 – Mente:
Há uma relação intima entre mente e corpo. Frequentemente, a preocupação, a ansiedade e o esgotamento nervoso podem resultar em desordem orgânica tal como tuberculose, doenças do coração, hipertensão e câncer. Tendo uma mente sadia, alegre e inteligente, nada se teme. Por mais dura e difícil que seja a vida.  

A grande parte dessas informações foram tiradas do livro: ABC da Saúde – Volume I – Autor: Dr. Jong Suk Yum – Editora Convite do Brasil – 1988.  cf. http://unibiotica.wordpress.com/dr-yum/

2 comentários:

Unknown disse...

Maravilhoso dr. Yum salvou minha vida, serei eternamente grata. Maravilhosa publicação, Hélio, muito obrigada!!!!

Beto blog disse...

Bacana